sábado, 13 de agosto de 2011

ENSAIO SOBRE O AMOR



Em Coríntios 13, Paulo diz:
"- Quem ama é paciente e bondoso;
- Quem ama não é grosseiro, nem egoísta, não fica irritado, nem guarda mágoas;
- Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso;
- Quem ama não se alegra com o erro, mas goza com a honestidade;
Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência"

Porque o amor, não é só entre um homem e uma mulher, mas entre todos os seres humanos e até mesmo para com os animais, os vegetais e tudo o mais que compõe o nosso planeta.
Quem ama fica feliz com a felicidade dos outros; Quem ama não é dono do outro, nem de ninguém. Até mesmo dos próprios filhos.
Não existe dificuldade que o amor não supere, nem porta fechada que o amor não abra, nem águas profundas que o amor não construa ponte; nem parede que o amor não derrube.

Às vezes uma companhia, uma palavra de carinho, um gesto afetuoso cura uma tristeza, uma depressão; abre uma janela num coração amargurado; Você lhe dá um sorriso, um 'bom dia', uma flor e ali, então, inicia-se a construção da ponte, a derrubada de um muro e uma passagem para o amor!
Vejam quão simples é a chegada do amor ao coração do ser humano. Não é necessário presentes caros, importados do exterior, para fazê-lo adentrar em nós. É como dito anteriormente: Um sorriso, um 'bom dia', uma flor, uma companhia, uma palavra de carinho... É facinho, facinho!
No dia 13 de julho deste ano (faz um mês hoje), algumas pessoas foram para uma praça em São Paulo, com cartazes nas mãos onde se lia "ABRAÇOS GRÁTIS". As pessoas passavam, olhavam meio desconfiadas, até que alguém se aproximou para ser abraçado e outros e outros foram chegando e disseram terem se sentido muito bem.
Quando abraçamos, nos tocamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos. É importante saber que, dados com amor, os abraços são necessários para o desenvolvimento afetivo e emocional, para manter-se sadio e para crescer como pessoa;

- O que nos dá o abraço com amor? (Porque existem aqueles abraços frios, sem carinho, sem afeto...Já apertaram a mão de alguém que apenas lhes toca de leve em pontas de dedos?) pois, o abraço com amor nos dá:

1 - PROTEÇÃO: O sentir-se protegido é importante para todos, mas o é mais para crianças e os mais velhos que frequentemente dependem do amor de quem os rodeia;
2 - SEGURANÇA: Todos necessitamos nos sentir seguros. Caso contrário, sem segurança, atuamos de forma ineficaz e as nossas relações interpessoais declinam...não progridem;
3 - CONFIANÇA: A confiança faz-nos avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo, em algo da vida;
4 - FORÇA: Quando transferimos a nossa energia com um abraço, as nossas próprias forças aumentam. Experimente: SENTIMO-NOS REVIGORADOS!!!!
5 - SAÚDE: O contato físico e o abraço partilham uma energia vital, capaz de sarar ou aliviar enfermidades.

Um abraço faz e diz muitíssimo. Abraça teu amigo!!!! Não faz diferença quão difícil seja o problema. Mesmo quando não há esperanças O AMOR É SUFICIENTE PARA DISSOLVER TUDO ISSO! Se somente nos amassemos mais, seriamos mais felizes!

Seria o bastante: Nos amarmos mais!
...
Mantenha os que ama junto a você. Diga-lhes ao ouvido o muito que precisas deles, o quanto lhes quer bem. E trate-os bem! Aproveite para lhes dizer 'me perdoe', 'por favor', 'obrigado' e todas as palavras de amor que conheces! Demonstre aos seus amigos e seres queridos o quanto são importantes para você. Mostre-lhes o seu valor!

Tem uma música cantada por Renato Russo chamada "Monte Castelo", onde ele usou palavras do apóstolo Paulo e do poeta Luiz de Camões, que diz:
"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria..."
Porque o ser humano precisa amar e se sentir amado. O amor preenche-nos qualquer vazio que por acaso abrigue sua alma. Traz segurança, felicidade e até mesmo o amor-próprio. Porque a pessoa que é amada também se valoriza. A auto-estima é algo vital! Segundo Pitágoras: "Respeita a ti mesmo e terás um caráter nobre"
O amor é o requinte dos sentimentos. Não o amor no sentido vulgar da palavra, mas este SOL INTERIOR que reúne e condensa em seu foco ascendente todas as aspirações, sonhos e alegrias! Feliz aquele que ama porque não conhece as angústias da alma, nem as angústias do corpo. Quem ama quase levita. vive em paz e a paz é aliada do amor!

Segundo Maomé: "se um homem tem pão nas duas mãos, deve trocar uma delas por flores de narciso (que são muito perfumadas) pois o pão alimenta o corpo, mas as flores alimentam a alma"

O AMOR É DOM DIVINO!!! AMEMO-NOS! SINTAM-SE TODOS BEM ABRAÇADOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário